Elaborar um cardápio não é uma tarefa simples. Há regras que devem ser seguidas, as quais irão garantir o seu bom entendimento, atrair clientes e garantir a oferta adequada dos produtos da casa.
Um cardápio que se preze deve conter todas as informações sobre os produtos servidos, de maneira clara e organizada. Inclusive incluindo ilustrações, preços e até informações em outras línguas, de acordo com o perfil do público atendido.
Outra regra importante é que ele contenha a explicação dos ingredientes dos pratos que têm “nome fantasia”, como é o caso de pratos como “salada primavera”, “arroz colorido” ou dos mais populares como “bife oswaldo aranha”, “bife a cavalo”, “steak tartare”, “crème brûlée”, entre outros.
Parece besteira mas o não entendimento pode gerar insatisfação por parte do cliente e prejuízo por parte dos estabelecimentos. Mas, mesmo assim, acontece com frequência, tanto que gera muitas piadas tal como essa representação ótima do Mr. Bean.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=C6QqSxmpRMM[/youtube]
Recomendamos também, para o sucesso de um estabelecimento de alimentos, que os funcionários sejam bem treinados, inclusive para saber os ingredientes que contém em cada prato, para poderem informar ao cliente que questionar. O Porta dos Fundos fez um vídeo sobre o assunto que cabe muito bem aqui.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NTE5j-qnpwo[/youtube]
Deixando a graça de lado, apesar de eles terem exagerado e feito o garçon como o “vegetariano da história”, o público vegetariano ou que é alérgico a algum ingrediente, como os Celíacos, por exemplo, sofrem muito com esse tipo de problema, causados pela falta de informação dos ingredientes dos pratos, quando vão comer fora.
E ai, quer ajuda para elaborar um cardápio apropriado para o seu estabelecimento? Procure profissionais especializados em consultoria para restaurante para ajudá-lo.
O artigo Cardápio adequado garante prosperidade de restaurante apareceu pela primeira vez em Comida Na Rede.